Histórico

Exatamente em 18 de abril de 1939, surge a ideia da Associação Comercial, onde as pessoas que a criaram eram empresários, comerciantes, industriais e profissionais liberais que discutiam a necessidade de se criar uma associação de classe que os representassem e lhes dessem cobertura nos seus negócios e assuntos fiscais.

Como sempre acontece com um grupo reunido, há alguém com o dom de liderar e, naquele grupo de empresários seu líder era o industrial João Sarkis Filho, talvez pela experiência adquirida através de sua atividade profissional na Fábrica de Chapéus Sarkis.

Aqueles empresários reivindicaram a necessidade de um órgão de classe ou, melhor dizendo, de uma Associação Comercial, propondo que João Sarkis aceitasse o cargo de presidente.

João Sarkis Filho, homem do trabalho e dinâmico, como sempre foi, não deixou esfriar a proposta e a reivindicação dos seus companheiros e no dia 18 de abril de 1939 já estava redigindo o primeiro estatuto da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAPIRA. No dia 9 de maio do mesmo ano, o referido estatuto foi aprovado em assembleia geral, ficando assim constituída e fundada a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAPIRA, sob a presidência de João Sarkis Filho.

 

SEDE PRÓPRIA

Muitas atividades eram desenvolvidas pela entidade destacando-se, entre elas, a luta e os protestos contra o funcionamento das feiras do Mercado Municipal aos domingos, e aqueles que funcionavam anualmente durante os festejos de São Benedito, no mês de maio. Muitas outras atividades foram desenvolvidas, algumas das quais estão descritas aqui.

Em 1951, a Associação Comercial de Itapira adquiria, por compra de dona Lucy Santos Oliveira, o prédio da Rua Comendador João Cintra, esquina com a rua Bento da Rocha, onde até hoje funciona a nossa sede social.

 

NOS ÚLTIMOS ANOS

A Associação vem se despontando como uma das que mais se desenvolveu no estado de São Paulo, em 1996 recebeu o prêmio de 5º lugar no estado como a Associação Comercial que mais ampliou seu quadro de Associados e 4º lugar como a que mais ampliou o número de consultas do Departamento de SCPC.

A Associação Comercial e Empresarial de Itapira é uma entidade de classe que representa o comércio, a indústria e os profissionais liberais de Itapira, mantendo a disposição vários serviços que auxiliam os empreendedores Itapirenses.